Os bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí, fizeram uma cerimônia na Praça Otto Muller, no centro da cidade cidade em homenagem às vítimas da enxurrada que atingiu a região na semana passada. Os profissionais que auxiliaram nas buscas pelos desaparecidos fizeram um minuto de silêncio.
O grupo também começou a refazer a decoração de Natal, que foi carregada pela lama que desceu das encostas da cidade. No município, o mais atingido pela forte chuva a partir da noite de quarta-feira (16), 18 pessoas morreram.
Outras duas vítimas foram encontradas mortas em Rio do Sul e uma em Ibirama, na mesma região. As buscas duraram seis dias e os bombeiros seguem agora com ajuda humanitária na cidade, reerguendo casas e distribuindo alimentos.
Além dos bombeiros de Presidente Getúlio, participaram do ato os profissionais de Ibirama, Pomerode, Concórdia, Irani e Lindóia do Sul.
Abrigos e assistência humanitária
Em meio a tanta tristeza, surgiu nas cidades atingidas uma grande corrente de solidariedade. Em Ibirama, o centro de eventos está cheio de doações. São roupas, alimentos e água que estão sendo distribuídos para os moradores.
"As nossas famílias perderam tudo, desde móveis, eletrodomésticos, veículos, algumas ficaram isoladas. Então nós precisamos trabalhar através de busca ativa. Nossas equipes foram até essas residências e já levaram os mantimentos para um primeiro atendimento emergencial", explicou a secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiani Soberanski.
Em relação a itens de assistência humanitária, foram enviados cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, fardos de água mineral e colchões para as Presidente Getúlio, Rio do Sul e Ibirama.
Fonte: Caroline Borges, G1 SC