Nesta sexta-feira, 04, Castanheira, a 42 quilômetros de Juína, completa 37 anos de emancipação político administrativa de Juína. Além das várias atrações incorporadas esse ano a programação do 21º Torneio Leiteiro, no Parque de Exposições da cidade, com abertura nesta quinta-feira, 03, prolongando-se até o domingo, a cidade ganha mais uma canção temática.
Na última segunda-feira, 30, o pastor e jornalista Vivaldo Silva lançou “Castanheira: Como Não te amar?”, reforçando seu vínculo afetivo com a região, que tem no acolhimento uma de suas destacadas características.
A canção a música carrega versos poéticos, retratando a beleza e a história local, destacando as águas que esculpem narrativas, as lendas dos pioneiros e a resistência de um legado que encanta gerações.
Trechos como "Mesmo sem o verde de outrora intenso / E sem o rugir dos animais furtivos / De seu legado flui um encanto imenso" revelam a nostalgia e o orgulho de quem vê na terra uma fonte de inspiração.
Vivaldo Silva, que já produziu outras cinco obras sobre Castanheira – "Minha Linda Castanheira", "Castanheira: Pequena e Grande", "Saudade que Move", "Que Falta Faz" e o "Hino da Escola Presbiteriana" – reafirma, com essa nova criação, seu papel em eternizar a identidade da região através da arte.
Você pode conferir o trabalho, transformado num videoclipe, que destaca além além das belezas de Castanheira, imagens reais de seus primórdios, com a reprodução de cenas do filme Avaeté, filmado por lá e no distrito juinense de Fontanillas.