A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 nos hospitais privados de Cuiabá teve leve queda. Na semana passada estavam 97% lotados, agora é 96,4%. O dado consta no boletim semanal divulgado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat), na manhã desta terça-feira (16).
O dado é alarmante diante do número crescente de casos. Só na segunda-feira (15), 86 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus. O dia registrou o maior número de óbitos desde o início da pandemia de covid-19, em março de 2020.
Além da redução tímida na ocupação das UTI’s, o balanço recebeu um comportamento diferente na internação dos pacientes. Agora as enfermarias estão sendo mais utilizadas. Na semana passada, os leitos estavam em 93% e o último boletim apontou para uma utilização de 96,6%.
“O Sindessmat reforça que alguns hospitais ainda possuem capacidade de ampliação do número de leitos, e neste momento, em um esforço extra, as entidades estão em processo de aquisição de novos equipamentos para aumentar o número de leitos e ampliar a capacidade de atendimento dos pacientes com a Covid-19”, diz trecho do documento emitido pelo sindicato.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a taxa de ocupação está em 94% para UTIs adulto e em 66% para enfermarias.
Para tentar conter o avanço da doença, o Estado prorrogou o decreto que estabelece toque de recolher às 21h e funcionamento do comércio às 19h.
Fonte: Jessica Bachega/GD