Os professores da rede municipal da cidade de Juína/MT serão os próximos a receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O anúncio foi feio hoje pela manhã durante entrevista concedida pelo secretário de educação Ericson Leandro De Oliveira.
O secretário disse que após uma grande força tarefa em conjunto com o Ministério Público Estadual, a secretária de saúde conseguiu que fosse acrescentada algumas doses a mais da vacina a fim de atender a demanda e vacinar não somente os professores, mas também todos os profissionais que estão ligados de forma direta com os alunos, dentro das unidades escolares, sendo obedecido um critério e cronograma que estabelece em primeira mão que sejam vacinados todos os professores dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e séries iniciais, e gradativamente imunizando os demais profissionais do ensino fundamental ( rede estadual e municipal), médio e superior, imunizando todos os profissionais da linha de frente, como professor, merendeira, profissionais da limpeza e posteriormente toda equipe técnica.
A primeira dose da vacina será aplicada nesta quarta-feira nas dependências do salão paroquial da Catedral Sagrado Coração De Jesus, com horário previsto das 07:00h as 11:00h e das 13:00h as 17:00h, e deverão ser apresentadas a carteira de vacinação, contrato, holerite, ou declaração de contato direto com alunos.
A coordenação de saúde estará conversando com os diretores das escolas e articulando um meio de poder atender a todos sem que causa aglomerações, e após a vacinação as aulas deverão voltar de forma hibrida e presencial de forma gradativa a fim de se recuperar o tempo perdido em que os alunos ficaram sem as aulas presencias durante o começo da pandemia até neste momento, explica o secretário de educação Ericson Leandro.
Após a aplicação da primeira dose, o profissional saíra com o agendamento da próxima dose que ainda não tem um prazo estabelecido, e no caso dos profissionais que irão fazer substituição em contratos temporários, eles só terão direito a vacina no início da vigência do contrato.
O calendário que poderá determinar a volta as aulas já foi enviado para apreciação e aprovação do Ministério Público, que deverá organizar junto as mudanças que decorreram em todo o estado devido a classificação de risco das cidades.
Os profissionais que não puderem comparecer amanhã dia 09 no local acima citado para tomar a primeira dose da vacina, deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seu bairro e serem vacinados em horário previamente agendado.