Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 14, uma reunião virtual com o representante do Ministério Público Estadual, promotor de justiça civil Marcelo Linhares, secretária de saúde Marcela Américo Ortolan, procurador do município de Juína, Dr. Juliano Pereira Da Cruz, e a assessora da secretaria de saúde Jania Ferreira Dias, onde a pauta foi para firmar um acordo para a realização da campanha de vacinação da Covid-19 a todas as pessoas com idade acima de 40 anos que sejam portadoras de alguma comorbidade em seu quadro clinico de saúde.
O promotor de Justiça Marcelo Linhares falou sobre o acompanhamento do MPE em relação a aplicação de vacinas contra a Covid-19, nas cidades de Juína e Castanheira.
Durante entrevista, Linhares informou que pessoas entre 50 e 59 anos que possuem algumas comorbidades serão vacinadas já na próxima semana, porém, vale lembrar que será necessário que elas estejam cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde de seus bairros, e apresentem um laudo médico que comprove que seja portadora de alguma comorbidade, e agendar o dia da vacinação. Ainda no dia 22 de maio será realizado o dia “D” de vacinação para todas as pessoas acima de 40 anos portadoras de comorbidades, e o local escolhido será nas imediações da prefeitura municipal de Juína com início às 07:00h da manhã.
O promotor reforça que a vacinação será o meio mais eficaz de se prevenir contra o vírus cortando a cadeia de transmissão, e se mostrou preocupado com a pequena quantidade de pessoas acima de 40 anos cadastradas.
Durante entrevista, o representante do MP estendeu o convite para que as pessoas se cadastre para que as vacinas possam ser aplicadas e dessa forma avançar para outros grupos que também necessitam da vacina que não deve ficar guardada enquanto há pessoas necessitando dela.
Linhares destacou que os critérios de observação e segurança serão tomados para que não haja alterações nos grupos prioritários como aconteceu no início do ano a questão do “fura fila” das vacinas, cujo processo civil ainda está em andamento.
A secretária de Saúde Marcela Américo Ortolan falou sobre a nota técnica que libera a vacina para os grupos com comorbidades, entretanto, existe uma determinada fase para cada grupo, onde os pacientes com síndrome de Dow e outros já estão sendo vacinados, e frisou sobre a realização da aplicação da segunda dose que foi aplicada em vários grupos da cidade de Juína.
A responsável pela pasta explica da condição de que toda pessoa acima de 40 anos portadora de alguma comorbidade e que pretende se vacinar no próximo dia 22, que entre no site da prefeitura municipal de Juína, efetue o cadastro e procure um profissional médico para atestar o laudo que comprove a comorbidade de cada paciente.
Datas para vacinação: de 17 a 21 de maio será iniciado a vacinação de todas as comorbidades I, juntamente com todos da comorbidades II de 50 a 59 anos.
O site para o cadastro é: https://vacina.juina.mt.gov.br/inscricoes