Na noite desta sexta-feira, dia 13, teve início a 23ª edição das Olimpíadas do Colégio São Gonçalo de Juína. O evento foi marcado por uma grande carreata, que começou às 18h no Ginásio Municipal de Esportes, percorrendo as ruas do bairro Módulo 05 e do Centro da cidade, e finalizando no próprio colégio, onde aconteceu a cerimônia oficial de abertura. Estudantes, professores, pais e a diretoria do colégio estiveram presentes para prestigiar o evento, que contou com o tradicional acendimento da tocha olímpica, um símbolo de união e competitividade.
O diretor da Mantenedora do Colégio, Padre Gustavo, expressou sua satisfação com o início das competições: “Hoje é um momento de muita alegria e diversão, principalmente para as crianças. As Olimpíadas têm um papel pedagógico, ajudando os alunos a aprender sobre os limites da vida, onde nem sempre se ganha ou perde, mas sempre se aprende. Além disso, é uma oportunidade para desconectar os alunos das telas e promover a socialização”.
O bispo Dom Nery José Tondello, também presente na cerimônia, destacou o impacto positivo que o evento traz para toda a cidade: “As Olimpíadas são um marco na programação do Colégio São Gonçalo e envolvem toda a comunidade. Os pais são os que mais vibram com a participação dos filhos, e é muito bom ver essa integração, onde todos podem apostar na força e inteligência das crianças”.
Também participou deste momento, o diretor do colégio, Padre Giovanni Bittencourt, ele enfatizou a tradição do evento, que acontece há mais de 20 anos, e ressaltou a fraternidade e a convivência como os principais valores promovidos durante as competições. “É um momento de alegria para todos, não só pelo esporte, mas também pela troca de experiências e interação entre os alunos, professores e famílias. Este ano, temos uma novidade: além das competições esportivas, também teremos disputas intelectuais, em diversas áreas do conhecimento”.
A coordenadora do Colégio São Gonçalo, Andressa Braga, comentou sobre o engajamento dos alunos e a importância do evento para a comunidade escolar: “Os alunos esperam ansiosamente por esse momento. As Olimpíadas promovem não só o esporte, mas também a solidariedade, com a arrecadação de produtos que serão doados para a Casa da Mãe Gestante e o Oratório. É um momento de integração entre a família e a escola”.
Com cinco dias de atividades intensas, as Olimpíadas envolvem diversas modalidades, como voleibol, basquete, handebol, futsal e ping-pong, além de brincadeiras interativas, como torta na cara. A aluna Beatriz Assami, do 1º ano do ensino médio, destacou o espírito de união e competitividade saudável entre os alunos: “É um evento que esperamos o ano inteiro. Nós aprendemos a importância do respeito e do trabalho em equipe, e agora, mais velhos, temos a responsabilidade de cuidar dos mais novos”.
O aluno Ricardo Tozzo também compartilhou sua empolgação: “Esse é o evento mais aguardado do ano. É uma semana de muita alegria e descontração, onde podemos interagir com nossos colegas e familiares”.
O professor de educação física Cristian Muniz, que em mais um ano participa do evento, destacou a importância das Olimpíadas para os alunos: “As crianças esperam o ano todo por esse momento, e temos mais de 50 brincadeiras e modalidades esportivas, como futsal, vôlei, basquete e muito mais”.
As Olimpíadas do Colégio São Gonçalo seguem até a próxima quinta-feira, reunindo a comunidade em um espírito de competição saudável e integração.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews