Professores e educadores da rede municipal de ensino receberão 5 mil reais para a compra de computadores e outros dispositivos eletrônicos que dinamizem o acesso à educação e o trabalho.
De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores de Juína, provavelmente, nesta semana. O projeto tem como objetivo principal, facilitar a vida dos professores adquirindo tecnologias que os ajudem no planejamento das aulas e até mesmo na execução delas.
Em entrevista, Ericson Leandro de Oliveira, secretário de Educação do município, falou sobre o assunto:
“Quando nós fomos convidados pelo prefeito Paulo Veronese (Podemos) para assumir a Secretaria de Educação, já viemos com o objetivo de cumprir o plano de governo proposto por ele, e logicamente como professor e professor efetivo na rede também, temos interesse em melhorar a qualidade de ensino, seja na questão salarial, valorização profissional e nas estruturas da escola, com acessibilidade e acesso dos alunos com apoio pedagógico, enfim”.
“Nessa pandemia nós vimos que os professores foram obrigados a se adaptarem, aprendendo na marra a usar essas tecnologias. Por este motivo, estamos fazendo um pacote dentro da Prefeitura, envolvendo vários assuntos referentes à Educação, para que possamos mudar algumas coisas, dando uma valorização ao trabalho dos professores”, afirmou.
Ainda sobre o assunto, ele destacou que, caso os profissionais desejem comprar dispositivos tecnológicos mais avançados e mais caros, eles deverão inteirar, complementar esse valor”.
Origem dos recursos
Questionado sobre a viabilização desses recursos, Ericson Leandro de Oliveira fez uma ressalva: “Vale lembrar que benefício será pago com recursos próprios do município. Não é uma iniciativa do Governo Federal, nem do Governo do Estado, é recurso adquirido através do meu, dos nossos imposto, que serão revertidos em investimentos na educação”.
Beneficiados
Cerca de 160 professores efetivos, que não estejam de licença e educadores, entre eles diretores, coordenadores pedagógicos, assessores, enfim, todos os servidores efetivos.
Os interinos, por conta da rotatividade muito grande no município de Juína, segundo declarou o secretário de Educação, o município estará comprando os notebooks comodato com os professores.
Os efetivos comprarão os itens de sua escolha e depois de 3 anos, o dispositivo é totalmente dele, mas é necessário que essas tecnologias sejam usadas única e exclusivamente para fins de melhorar a qualidade do que é ensinado aos alunos, inclusive em sala de aula.
Posição de Ericson Leandro de Oliveira, secretário de Educação
Em entrevista, o secretário de Educação se posicionou:
“Acredito que utilizando essa lá tecnologias, o desempenho do ensino-aprendizagem será muito melhor. Digo isso com felicidade. Tenho certeza que os professores da rede municipal estarão usando muito bem esse recurso para melhor planejarem os seus conteúdos e desenvolvimento de suas aulas, tanto em casa quanto dentro das escolas”.
Prestação de Contas
Os professores deverão comprovar que, de fato, adquiriram esses dispositivos, caso o projeto de lei seja aprovado, já que esta dependendo de aprovação dos vereadores, empenhados em fazer a votação o mais rápido possível. Além desse projeto, vários outros que serão discutidos, mas em especial, esse que beneficiará os professores da cidade.
Ainda sobre o assunto, o secretário destacou que se aprovado o projeto de lei pela Câmara de Vereadores de Juína, será feito a assinatura do Termo de Adesão, os professores cada um o seu. Na compra dos computadores, eles deverão fazer a prestação de contas ao município.
O Governo de Mato Grosso até teve essa mesma iniciativa, mas no valor apenas de 3.500 mil, o que no nosso ponto de vista da gestão não possibilita a aquisição de aparelhos tecnológicos mais avançados.