Os alunos do 9º ano do Ensino fundamental de Juína e região, matriculados nas escolas públicas, pertencentes aos grupos prioritários definidos na Lei nº 12.711/2012 e que desejam ingressar nos cursos de agropecuária, administração ou meio ambiente do IFMT serão contemplados em breve com um curso preparatório, gratuito e com a a ajuda adicional de uma bolsa de R$ 200 reais.
As inscrições já estão abertas até 18 de março, portando essa terça feira, no Site da instituição, através do link https://forms.gle/jhDrkEstso4RyjKt7 e as informações completas no edital, disponibilizado no link proex.ifmt.edu.br .
As exigências documentais, em PDF, são RG, ou Certidão de Nascimento e CPF, comprovante de residência em nome dos pais ou responsáveis, declaração de matricula em escola pública, assinada e carimbada pela instituição, autodeclaração de cor/raça ou pertencimento técnico, caso se inscreva nas cotas, laudo médico para candidados PcD (com deficiência) e comprovante de renda familiar atualizado, caso concorra às vagas reservadas para baixa renda.
Em entrevista ao Juína News, o professor Lourismar Martins Araújo, diretor do campus, informou que o PARTIUIF (Processo Seletivo Simplificado) é destinado a alunos da escola pública que pretendem entrar no IFMT, com treinamento focado nas áreas de português, matemática ciências da natureza.
Trata-se de um programa nacional do qual o IFMT de Juína ficou responsável pela coordenação regional, tendo os professores Jones, Geraldo e Mileide como capacitadores. Ele enfatiza o fato do IFMT ter cursos bons, como técnico em agropecuária, administração e meio ambiente e, por isto, uma alta procura. O curso visa ajudar os que tem dificuldades nas áreas mencionadas.
Da equipe de ministração dos conteúdos, a professora Mileide Torres de Oliveira destaca que além da capacitação, os interessados terão uma certificação de 320 horas, o apoio da bolsa, para que sintam motivados e em dois dias da semana - segunda e quarta - no período vespertino conhecerão o campos, os projetos e estarão integrados à rotina do IFMT.
Se enquadram nos critérios necessários, além da escolaridade no 9º ano e a idade de 17 anos, os alunos oriundos de famílias com renda per capita ou inferior a um salário mínimo, os auto declarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas e os que tenham deficiência.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews