Inaugurado na noite da última quinta-feira, dia 30, a Escola Municipal de Cultura e Artes “Maíra Panas” localizada na Avenida Olmis Ioris, no bairro Módulo 01, ao lado da igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.
A solenidade de inauguração contou com a participação de autoridades políticas, representantes da casa da cultura, e a irmã da saudosa Maíra Lidiane Panas. Durante o evento de inauguração houveram a participação de grupos de danças, teatros e várias outras apresentações culturais.
“O espaço veio para fazer um resgate da cultura no município, que por um longo tempo ficou adormecida devido a pandemia, e com a inauguração da escola, novos projetos com crianças e artistas da região possam ser desenvolvidos, e mediante a uma lei das escolas das artes, o nome da saudosa juinense, foi dado para a escola, porém, e a homenagem é bastante justa devido Maíra Panas ter sido uma pessoa muito querida na sociedade juinense, e o espaço da escola será para implementar e reforçar a cultura que será levada para as demais escolas do município”, pontuou o prefeito Paulo A. Veronese.
Muito emocionada, Kelly Cristina Panas Helatczuk, irmã de Maíra Panas, relatou que o espaço exclusivo da escola sempre foi um sonho da irmã que por muito tempo deu aulas de balé no museu indígena e sempre lutava por um local próprio para o desenvolvimento da cultura e da arte juinense, porém, devido a sua partida precoce, a escola representa a luta e lembrança de Maíra Panas que terá seu trabalho eternizado e reconhecido, e a sensação hoje é de muita emoção e gratidão, com a eterna lembrança da irmã que permanece viva no coração de todos que a conheceram.
Ângela Arrias, diretora da Escola Municipal de Artes “Maíra Panas”, disse que a escola já existia dentro da casa da cultura, porém, havia a necessidade de um espaço para o desenvolvimento das atividades, e relembrou a trajetória da homenageada Maíra Lidiane Panas, que foi uma artista completa, sempre defendendo a arte e dança, pela qual era apaixonada na cidade de Juína, e o hoje o sonho que era apenas uma lei, agora ganhou o próprio espaço.
O espaço foi cedido pelo Rotary Club de Juína, afirmou Alexandro Da Silva Azevedo, presidente da entidade que esteve presente na inauguração.
A massoterapeuta e professora de danças árabes, Maíra Panas, na época com 23 anos, e sua mãe, Maria Hilda, estavam no avião com o ministro do STF Teori Zavascki, e Carlos Alberto Filgueiras, dono do Grupo Emiliano. O piloto era Osmar Rodrigues. Todos morreram no acidente aéreo no dia 19 de janeiro de 2017 no Rio de Janeiro.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews