Juína/MT, 18 de Abril de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

18 de Abril de 2025

Esporte Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 21:11 - A | A

Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023, 21h:11 - A | A

Despesas altas

Ginástica artística anuncia encerramento do projeto em Juína

Com custo elevado e sem apoio do poder público, a responsável optou pelo encerramento do esporte no município

Juína News

Do ápice a frustação. Esse foi o sentimento das mais de 100 ginastas que estavam matriculadas no projeto “Cidadania em Ação: Um Salto Para a Glória” esporte olímpico que teve as atividades esportiva encerradas no município de Juína, no Mato Grosso. As atletas ao longo do ano de 2022 se destacaram em campeonatos e trouxeram medalhas após terem um bom desempenho.

O anúncio do encerramento das aulas foi feito hoje pela investigadora de polícia Lilian Cristina Costa Silva, responsável por implantar no município essa modalidade que conquistou admiração e respeito da sociedade juinense.

Bastante triste, a professora Lilian Cristina Costa Silva, concedeu entrevista e falou das dificuldades em manter o projeto na cidade de Juína, sem o apoio do poder público, que hoje conta com 120 meninas, algumas delas já classificadas para participar dos jogos escolares que acontecerá em Brasília no Distrito Federal a fim de representar o estado de Mato Grosso.

A professora disse que as dificuldades em manter o projeto são grandes devido se tratar de um projeto com custos altos, não podendo ser praticado em qualquer lugar, devido ao espaço necessário para acomodar os aparelhos e as alunas, fator que foi determinante para dar uma pausa no projeto e fechar as portas.

Lilian falou sobre as tentativas de se buscar apoio com a prefeitura ou com outras entidades, sendo que os aparelhos de uso profissionais que seriam umas partes mais caras dos projetos foram doados pela Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT), porém, caso não estejam ativos será necessário fazer a devolução.

Apesar da má notícia do fechamento do espaço da ginástica artística a professora Lilian garante que as alunas deverão participar da primeira etapa do campeonato este ano.

Outro ponto destacado é que uma associação foi criada para tentar buscar apoio junto a prefeitura municipal e dar continuidade ao projeto neste ano de 2023, entretanto, nenhuma resposta foi dada por parte do executivo até o momento.

A responsável pela ginástica artística lembrou da ‘pequena’ trajetória do projeto que foi implantando em março de 2022 e finalizado no dia 17 de dezembro, e lamentou os fatos, haja visto, Juína é única cidade do estado de Mato Grosso com uma equipe completa de atletas de ginástica artística em todas as categorias, fato que já foi comprovado com a participação das alunas em um campeonato na capital Cuiabá, que além de representar a cidade, trouxeram um bom números de medalhas para o município, e algumas alunas encontram-se aptas a participarem do campeonato nacional de ginástica.

As principais despesas para manter o projeto ativo são com aluguel do espaço que custa R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais), água, luz e salários das professoras de educação física, entre outros.

O Juína News entrou em contato na noite de hoje com o prefeito Paulo Augusto Veronese, e por telefone, disse que lamenta a decisão do fechamento da academia, mas reforçou o compromisso do poder público em tentar viabilizar alternativas para que o projeto possa continuar no município, pois seu fechamento será uma grande perda para o município de Juína.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

 

Comente esta notícia

Rosana 05/01/2023

É lamentável saber que o esporte fica sempre de lado no que diz respeito a investimentos e prioridades. Esporte este que é de primordial importância na educação e formação do cidadão. E quando se fala em uma modalidade tão linda e ao mesmo tempo pouco acessível à maioria da população chaga a ser revoltante acompanhar o fechamento deste Projeto tão lindo na cidade de Juína por falta de incentivo e apoio da gestão municipal. Se fala muito em melhorar a educação, civilidade, diminuir a criminalidade e afastar os adolescentes e crianças dos maus caminhos, mas quando se tem uma das melhores estratégias que existe, o esporte, se deixa perder pela engrenagem que sustenta tudo, investimento. Deixo aqui meus sinceros pesares pelo fim deste projeto, que esse sim, é um dos orgulhos da cidade de Juína.

positivo
0
negativo
0

Janete 04/01/2023

Que dó pois a forma mais eficaz de remover os jovens das drogas, prostituição prematura é através do esporte que eleva a auto estima e o interesse em vencer, é no esporte que aprendem o valor da vida de forma saudável!!! Uma penaaa

positivo
0
negativo
0

2 comentários

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros