O número de casos de monkeypox subiu para 23 em Mato Grosso. O dado consta no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), nesta terça-feira (30).
Segundo informações do documento, até o momento foram analisados materiais de 81 pacientes no estado. Destes, 23 foram confirmados, 27 descartados e outros 31 esperam resultados e são classificados como suspeitos.
A cidade com mais contaminados é Cuiabá, que tem 13 confirmações. Tangará da Serra registrou 2 casos, Várzea Grande 5, Rondonópolis, Sorriso e Nova Xavantina têm um doente cada uma.
Todas as amostras são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Transmissão
A transmissão entre humanos pode ocorrer com o contato direto com secreções respiratória, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. A infecção também se dá a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. Os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e linfadenopatia - inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço.
Fonte: GD