Juína/MT, 18 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

18 de Junho de 2024


Gerais Quinta-feira, 27 de Julho de 2023, 09:41 - A | A

Quinta-feira, 27 de Julho de 2023, 09h:41 - A | A

COOPERATIVISMO

Sicredi assina acordo de cooperação com Federação de Cooperativas da Colômbia

Parceria foi firmada durante a programação da Conferência Mundial do WOCCU, no Canadá

Assessoria Sicredi

O Sicredi assinou acordo de cooperação com a Federación de Cooperativas de Ahorro, Crédito y Financeiras de Colômbia (FECOLFIN), no último sábado (22). A assinatura do convênio ocorreu durante a Conferência Mundial do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), em Vancouver, no Canadá, e tem como objetivo fomentar o intercâmbio entre as cooperativas de ambos os países. A expectativa é que sejam promovidas ações voltadas à liderança de jovens e de mulheres dos sistemas cooperativos, estimulando a implementação dos Comitês Jovem e Mulher nas instituições colombianas, similares aos modelos já existentes no Sicredi. 

O acordo foi firmado por Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que representou o Sicredi na firmação do convênio, por Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO do WOCCU, por Enrique Valderrama Jamarilo, diretor executivo da FECOLFIN, e por César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi. Também foram testemunhas Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi, e Jaime Chaves, diretor do WOCCU e representante da FECOLFIN.

“A intercooperação faz parte da nossa essência e ficamos muito felizes com esse convênio, que demonstra o nosso interesse genuíno em construirmos uma sociedade cada vez mais próspera, por meio da troca de conhecimentos e de experiências. Destaco aqui o importante papel do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, fundamental na assinatura desse convênio e para que intercâmbios como esse sejam sólidos e recorrentes. Precisamos estabelecer mais pontes e descontruir cada vez mais barreiras, a fim de fortalecer o cooperativismo de crédito no mundo”, afirma Manfred Dasenbrock. 

A FECOLFIN foi criada em maio de 2012 e integra entidades cooperativas com atividade financeira da Colômbia. A parceria também visa fomentar o intercâmbio da Federação colombiana com a Sister Society Brasil (movimento de mulheres líderes associadas e colaboradoras das cooperativas do Sicredi), visando o empoderamento de mulheres cooperativistas e a igualdade de gênero na América Latina.

Além do acordo com a FECOLFIN, César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi, e Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, participaram da Assembleia Geral Anual do WOCCU na segunda-feira (24). Eles representaram a instituição financeira cooperativa na reunião das lideranças de vários países, para decisões importantes sobre o futuro do cooperativismo.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros