O clima de insegurança no Terminal Rodoviário, aos poucos vai se tornando uma página virada em Juína. É o que constatou o Juína News numa visita de averiguação feito ao local, que já teve cenas de violência, inclusive com morte em seu entorno, difundidas com frequência nas redes sociais.
Além de não encontrar os moradores de rua, envolvidos em parte dos atos, perambulado nas imediações do espaço, que mantém grande fluxo de pessoas ao longo de 24 horas, ouvimos dos funcionários que trabalham em guichês de venda de passagens e outras lojas do local que a calmaria se deve a uma série de ações conjugadas.
Além das rondas ostensivas da Polícia Militar e do trabalho investigativo da Polícia Judiciária Civil, o Juína News obteve menções positivas aos trabalhos da administração do terminal, através dos fiscais, e da equipe da Casa de Passagem de Juína, em parceria com o Desafio Jovem Ebenezer, no atendimento a pessoas suspeitas, especialmente moradores de rua e usuários de drogas.
À frente da Casa de Passagem e do Desafio Jovem Ebenezer, Daniel Horonato observa que o momento reflete um trabalho de longo prazo, nem sempre percebido pela população, que inclui o tratamento de algumas pessoas que costumam circular pelo Terminal Rodoviário e que representam algum tipo de risco.
Dentro da dinâmica deste trabalho específico, existe o encaminhamento para as duas instituições, por um lado, e por outro o grande desafio de mantê-las, pois nem todas aceitam o tratamento, surgindo então o fator paciência.
Os resultados positivos são atribuídos as parcerias com diversos profissionais que atendem este público e ao apoio da comunidade. Ele cita como exemplo a disponibilização dos serviços pela Assistência Social do município. No geral os testemunhos são positivos. Juventina dos Santos Costa, da Valtur Turismo, observa que a tensão dos que trabalham no Terminal realmente diminuiu de tempos para cá.
Jean Mundi, da Mundi Viagens, atribui a mudança de ambiente, a ação dos fiscais e das entidades já citadas. “Isto tem facilitado bastante nosso trabalho”, destaca. O passageiro Roberto Teixeira, em trânsito pela cidade, disse que se sentiu seguro e tranquilo no local, sendo uma voz de fora a comprovar o que o Juína News percebeu.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews