A nova adutora do município de Juína está em fase final de conclusão, com investimento aproximado de R$ 2 milhões, e poderá ser acionada a qualquer momento, caso haja necessidade. A obra, que visa garantir o abastecimento de água de qualidade para a população, em casos excepcionais, está sendo executada pelo Departamento de Água e Esgoto (DAES), sob a coordenação do diretor Eduardo Rodrigues da Silva.
Segundo Silva, a obra na Avenida JK, onde a nova adutora está sendo instalada, foi impactada pelas fortes chuvas recentes. "Não terminamos em função da última chuva, que causou uma enchente muito forte no local onde vamos instalar o bombeamento. Porém, a parte de rebaixamento de energia e o transformador já estão prontos. Agora, é só instalar a bomba no local", explicou.
Com a instalação da bomba, será realizado um "jumpeamento" para levar água bruta até o pátio do DAES, onde será tratada e distribuída à população, se necessário. O diretor destacou que o nível atual do Rio Perdido está em 87.63%, um volume considerado satisfatório. "Este ano foi de bastante chuva, o que é um bom sinal. Esperamos que não ocorra uma seca severa como a do ano passado, para não precisarmos acionar a nova captação", afirmou.
No entanto, caso seja necessário, o sistema estará operacional. "Sabendo que temos que fazer o acionamento, estará tudo trabalhando em dia", garantiu Silva. A obra também é estratégica para permitir a reforma da antiga captação, que apresenta vazamentos e necessita de melhorias. "Temos diversos registros que precisam ser trocados e vamos individualizar as adutoras, que atualmente estão unificadas. Se uma romper, teríamos que desligar todo o sistema", alertou.
O diretor ressaltou a importância da nova estrutura para evitar desabastecimento. "Para fazer essa reforma, precisamos ter a nova captação funcionando. Fizemos um investimento alto, próximo de R$ 2 milhões, com apoio da administração municipal, para garantir água de qualidade aos consumidores".
Atualmente, a escavação até o rio Perdido já foi concluída, e a equipe está na fase superficial, que inclui a instalação da balsa, da bomba e dos sistemas elétricos. "Estamos deixando tudo pronto para ligar os motores em caso de necessidade", finalizou Silva. A nova adutora representa um avanço na infraestrutura hídrica de Juína, assegurando maior eficiência e segurança no abastecimento para a população.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews