A festa de rodeio Exporural, conhecida como Rodeio Team 2024, que deveria acontecer no final de semana em Juara, foi cancelada após a interdição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Juína, MT.
A decisão ocorreu após a vistoria realizada na quinta-feira, 05 de setembro de 2024, um dia antes do evento, que revelou diversas irregularidades no local.
Durante a vistoria a fim de verificar a questão de Segurança Contra Incêndio e Pânico, os bombeiros identificaram a ausência de medidas fundamentais de segurança, como luminárias de emergência, sinalização adequada de rotas de fuga e falta de combate a incêndios. Essas falhas resultaram na emissão do Termo de Interdição nº 002/2024, que determinou o cancelamento imediato do evento.
O Comandante da 14ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Juína, Major BM Reis, explicou em entrevista que a organização do evento não atendeu às exigências necessárias para garantir a segurança dos participantes. Segundo o major, o projeto técnico de segurança havia sido protocolado na semana anterior, mas não foi corrigido a tempo após as pendências identificadas.
Apesar da interdição, a organização do evento buscou reverter a situação, entrando com um mandado de segurança junto ao fórum de Juína, solicitando nova análise do projeto. No entanto, além das falhas apontadas pelo Corpo de Bombeiros, outras irregularidades foram detectadas por diferentes instâncias, levando o juiz da comarca de Juara a manter a decisão de cancelar a festa.
O Major Reis destacou que a responsabilidade de garantir que o evento cumpra com as normas de segurança é da organização. Ele explicou que vistorias podem ser solicitadas a qualquer momento e que é comum realizá-las no dia do evento, para verificar se todas as medidas preventivas estão em vigor.
“Nos eventos temporários, a vistoria é solicitada pela própria organização. O que acontece é que muitas vezes deixam para última hora a montagem da estrutura, e quando chegamos para vistoriar, falta algum item essencial”, comentou Reis. Ele enfatizou que, embora as interdições sejam realizadas como última medida, o foco é garantir a segurança dos participantes.
Aos organizadores de eventos, o Corpo de Bombeiros recomenda que os responsáveis busquem orientações com antecedência para evitar transtornos e prejuízos. “Estamos de portas abertas para orientar o público. O protocolo deve ser feito com pelo menos seis dias de antecedência”, reforçou o comandante.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o objetivo é garantir que o público possa participar das festividades com segurança, minimizando riscos e prevenindo acidentes.
O Major Reis também mencionou que tragédias anteriores em locais de grande público, como a que ocorreu em Juara, apesar de ser em uma estrutura permanente, reforçam a necessidade das vistorias preventivas. “Nosso trabalho é garantir que todos possam aproveitar o evento e voltar em segurança para suas casas. ”
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews