Visando fortalecer a tradição do cultivo de plantas medicinais em Juína/MT o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), finaliza nesta semana no município um curso de 40h voltado ao setor.
Os 10 alunos que participam do curso de cultivo de plantas medicinais iniciaram na segunda-feira (20/03) o trabalho árduo de visitar residências para o recolhimento de amostras para realização de uma Horta, aos fundos da Casa da Cultura, mas também receberam exemplares da Pastoral da Saúde, da Paróquia Santo Agostinho e da Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Nesta quinta-feira (23/03), plantas como Capim-cidreira, Carqueja, Erva-doce, Eucalipto, Alho, Aloe Vera, dentre outras, receberam por parte dos alunos, orientados pelo biólogo do Senar, Antônio de Oliveira, os primeiros cuidados para o cultivo.
“Estamos ensinando as pessoas a cultivar corretamente as plantas medicinais, elas têm princípios ativos e são usadas como medicamentos, no entanto, essas ervas medicinais são diferentes das ervas ornamentais”, destacou Antônio.
Segundo o biólogo, o principal erro cometido por aqueles que querem cultivar ervas medicinais é fazê-lo em conjunto com outras plantas, fazem tudo junto, mas tem que ser separado, cada um com seu espaço, para que o princípio ativo fique mais forte, explica.
Os alunos também aprenderam a fazer o preparo do solo com adubo orgânico e a importância da irrigação adequada para o melhor crescimento da planta.
O Senar tem uma variedade de cursos, ofertados conforme a demanda da população. Para mais informações dos cursos ofertados pela instituição entrar em contato pelo número (66) 3566-4107.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews