A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, deu início nesta quinta-feira, 13, em Juína, às inscrições da 3ª edição do projeto Bombeiros do Futuro, desenvolvido por essa instituição, através da 14ª Cia local, em parcerias com diversas instituições da sociedade.
Iniciativa social e educativa da corporação em diversas unidades do Brasil, o Bombeiro do Futuro visa ensinar crianças e adolescentes, meninos e meninas, a partir dos 10 anos completos até os 13 anos, noções de cidadania, disciplina, primeiros socorros, combate a incêndios e valores éticos.
À frente do CRAS, responsável pelo cadastro, Ligiane Faresin explica que as famílias que desejarem a inclusão dos filhos devem comparecer ao órgão, até meados de março, munidas da documentação básica, destacando a preferência das que estão no Cadastro Único, porta de entrada à todos os projetos sociais no pais que atendem as demandas da faixa de vulnerabilidade.
Quando as vagas forem preenchidas, segundo ela, as inscrições se encerram.
Valteir Barreto, Secretário de Assistência Social, destaca que além do cadastro, a pasta do Social contribui com o uniforme e com o transporte dos participantes, para as atividades requeridas, e tudo que for solicitado pelo Corpo de Bombeiros. Do projeto avalia ser um sucesso e acredita que a tendencia é de uma terceira edição ainda melhor.
Visando o esclarecimento de eventuais dúvidas, o soldado BM Nascimento, que atua na linha de frente do projeto, destacou sua importância ao fomentar conhecimento, através das visitas que os participantes fazem a diversas instituições da cidade, com Polícia Civil, Politec, Ministério Público, Prefeitura, entre outras, conhecendo como funcionam e tendo noções de primeiros socorros e valores de cidadania
O comandante da 14ª Cia de Bombeiros, Major Reis, lembra que o “Bombeiros do Futuro” tem dimensão estadual, sob a tutela do comandante geral dos Bombeiros, coronel Gledson e existe para agregar valores, entregando a população, através das crianças e adolescentes, um pouco dos serviços oferecidos pela instituição, especialmente em áreas como prevenção de acidentes domésticos, combate a queimadas e incêndios florestais, posturas em perigos aquáticos, entre outros.
Considerando que as crianças e adolescentes participantes cumprem agenda escolar durante os dias úteis da semana, as atividades serão realizadas aos sábados.