Juína/MT, 14 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

14 de Junho de 2024


Juína Sexta-feira, 19 de Maio de 2023, 09:11 - A | A

Sexta-feira, 19 de Maio de 2023, 09h:11 - A | A

Luto na comunidade

Morre o líder indígena "Poeira" Cinta Larga

Cacique fazia tratamento contra o câncer, ele foi um dos caciques que lutou pela causa dos povos indígenas na região

Juína News

A comunidade indígena “Cinta Larga” fora pega de surpresa com a morte precoce de seu líder Ricardo Vieira Cinta Larga, popularmente conhecido como 'Poeira', de 60 anos de idade, que veio a óbito no dia 18 de maio, as 20:00h. Ele fazia tratamento contra um câncer.

Ao Juína News, Valdomiro Cinta Larga, sobrinho de Poeira lamentou profundamente a morte do tio, que segundo ele, foi um grande líder para a etnia Cinta Larga, sempre lutando pelas causas de seu povo e bastante conhecido em toda região como um grande guerreiro pacificador que fez com que o mesmo fizesse muitos amigos, dentro e fora da aldeia.

Poeira que era casado, sempre ensinava aos seus descendentes uma forma muito humanizada de liderar, sempre com objetivos de lutar e viabilizar melhorias para sua comunidade, como disse o sobrinho Valdomiro, que tristemente afirmou que seu tio era casado e deixa oito filhos, e um legado que jamais será esquecido pelo seu povo, sendo um dos caciques que atuou por mais tempo a frente da liderança na Aldeia Capivara, local em que escolheu para viver junto a seu povo.

Para Renan Spessatto, que trabalhou diretamente com o Ricardo Vieira Cinta Larga, “Poeira”, a perda do líder a amigo é de grande tristeza para todos, pois, o líder havia sido diagnostica com um câncer maligno a pouco mais de 40 dias, pois o povo Cinta Larga havia elegido o mesmo por três mandatos na liderança da aldeia, devido sua capacidade de lutar e articular melhorias para todos, e disse que as atribuições do líder jamais serão esquecidas, sendo ele um grande guerreiro que buscava sempre o que era de melhor para usa etnia.

Segundo informações, o corpo do índio Poeira, está sendo velado na Capela Mortuária Bom Jesus (frente aos Bombeiros), e na parta da tarde será levado para ser sepultado na Aldeia Capivara, local onde amava e escolheu para viver junto com seu povo.

O Juína News deixa as condolências aos povos indígenas em especial aos familiares do cacique Poeira.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews 

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros