A noite de 12 de março foi especial e inesquecível para os formandos da 2ª edição do projeto social e educacional “Bombeiros do Futuro” em Juína, coordenado pela 14ª CIBM, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social. Eles receberam medalhas e certificados.
O resultado da iniciativa pode ser medido pelo depoimento, dado ao Juína News, por Dona Maria Francisca, mãe de uma das formandas, revelando o aprendizado de coisas novas. Ela mesma participou de dois dias do treinamento. E da filha deixou um oportuno exemplo: “Hoje se alguém engasgar na frente dela ela sabe intervir”.
Avaliando o projeto sob a mesma perspectiva, Ligiane Faresin, coordenadora do CRAS, responsável pela seleção das crianças, a partir do Cadastro Único, citou a diferença das mesmas, quando começaram o curso e agora, ao seu término. “Trata-se de uma experiência única”, observou.
Entre as autoridades presentes no auditório da ASCOM/CDL, o prefeito Paulo Veronese exaltou o formato do projeto, parabenizando os Bombeiros por oportunizar a um grupo de 28 crianças e adolescentes o conhecimento de como funciona uma estrutura pública. “O Corpo de Bombeiros faz esse papel muito importante”, avaliou, anunciando que vem aí a 3ª edição.
Deslocando-se de Tangará da Serra para se fazer presente na solenidade, o tenente coronel Quintero acredita que as crianças participantes saem fortalecidas do treinamento, estando aptas a atenderem o anseio da sociedade de terem cidadãos aptos em prevenção de acidentes e com noções importantes de cidadania.
O Major Reis comandante da Companhia em Juína, lembrou que as inscrições para a 3ª edição continuam abertas, com o período de instrução tendo início em abril. A etapa final, já no segundo semestre, focará no combate a incêndios florestais.
Os soldados Santana e Nascimento, da coordenação do projeto, aludiram ao momento como especial, por encerrar uma caminhada de 100 horas aulas, teóricas e práticas, incluindo instruções sobre prevenção de incêndios, noções de salvamento, educação ambiental e valores como respeito e disciplina, e por promover a alegria dos formandos com o recebimento de medalhas e certificados.
Segundo o projeto, o principal objetivo foi de proporcionar aos jovens participantes habilidades práticas e conhecimentos fundamentais para situações adversas, promovendo disciplina, civismo e cidadania. A cerimônia foi um momento de celebração e reconhecimento pelo empenho dos envolvidos e pelo impacto positivo que o projeto tem gerado na comunidade local.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews