Além do estudo socioeconômico disponível gratuitamente para todas as empresas participantes da votação do Mérito Lojista, as marcas mais lembradas que participaram do evento de celebração, receberam o cobiçado troféu "Aurora do Labor". Esse nome é uma conexão entre duas palavras latinas, "aurora" e "labor", que remetem à “origem do trabalho”. O troféu é um reconhecimento às empresas que se destacam como mais lembradas, sendo reconhecidas por seu sucesso, competência e qualidade, mas sem esquecer daqueles que construíram a história do comércio local, desde a colonização do município. Homens e mulheres que tiveram o arrojo de empreender e fazer de Juína uma cidade polo e referência por seu comércio.
O nome do troféu sugere ainda que as empresas mais recentes instaladas em Juína, olhem para o início de suas jornadas, valorizem sua história e celebrem o mérito da conquista como referência comercial do ano. O troféu é composto por vários elementos que simbolizam a história econômica da região.
A árvore representa o desenvolvimento regional que gerou as primeiras fontes econômicas da cidade por meio do extrativismo vegetal, por aqueles que chegaram para integrar a Amazônia ao Brasil. O boi representa as grandes pastagens que se formaram nas áreas abertas, dando origem a uma pecuária forte e referência nacional, que fomenta a economia local. O diamante simboliza o extrativismo mineral que trouxe grandes riquezas e desenvolvimento para a região. O campo representa a nova fronteira agrícola do estado, e com a crescente da agricultura, Juína vive um novo momento de fortalecimento econômico. A engrenagem que sustenta tudo isso é o comércio, formado por pessoas batalhadoras, responsável por gerar quase 70% dos postos de trabalho da cidade, impulsionando o crescimento e desenvolvimento de Juína.
Por fim, o ser humano integrado à árvore representa a participação humana em todos esses símbolos, desde a época em que o extrativismo mais voraz era necessário, até os dias de hoje, com o uso de conhecimento e tecnologias, que promovem o desenvolvimento econômico sustentável e inteligente da região, demonstrando o compromisso com o meio ambiente.
Assinam a criação do troféu João Paulo Morini e Daniel Figueiredo. Morini o idealizador do projeto e seus elementos, retratando a história do desenvolvimento econômico regional e Daniel, que harmonizando os elementos transformou a ideia em uma obra de arte, e através de sua empresa a Atitude Comunicação Visual, foi o responsável pela fabricação das peças.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews