Em dois anos, o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), unidade especializada gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou mais de 14 mil procedimentos clínicos. A entidade oferta serviços às pessoas com deficiência que precisam de assistência em Saúde Bucal em Mato Grosso.
Neste período, um total de 2.879 pacientes foram atendidos no Ceope. Conforme a diretoria da unidade, o número de pacientes diminuiu neste ano devido à suspensão, por parte do Ministério da Saúde, dos procedimentos eletivos em decorrência da pandemia pela Covid-19.
Cerca de 59,5% dos pacientes são de Cuiabá, 22% são do interior do estado e 18,2% residem em Várzea Grande. Dentre as especialidades mais demandas está clínica geral com 2.160 atendimentos, seguida de periodontia (375), endodontia (177), odontopediatria (757) e prótese (102). O número de pacientes atendidos sob efeito de anestesia geral chegou a 113.
“Tivemos muitos avanços nesses últimos dois anos, como a expansão do atendimento sob anestesia geral ao público infantil, a mudança de endereço para uma unidade totalmente reformada para atender as necessidades que o serviço odontológico à pessoa com deficiência requer, cuja a estrutura é nova, acolhedora e com espaços otimizados”, diz a diretora do Ceope, Martha Maria Aquilino Pereira.
A SES investiu R$ 160 mil na reforma da nova estrutura da unidade. Antes, o Ceope atendia em um prédio cedido pelo Hospital do Câncer, na avenida do CPA. A diretora conta que em 2017 a Secretaria recebeu uma ordem de reintegração do prédio, mas somente na atual gestão, em 2019, houve a iniciativa de mudança. Hoje, o Centro Estadual está localizado em uma região estratégica de Cuiabá, no bairro Bosque da Saúde.
Na nova estrutura, foram realizadas adequações hidráulicas, elétricas, pintura, além de melhorias físicas dos ambientes em atendimento às necessidades dos pacientes e equipamentos odontológicos.