Juína/MT, 25 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

25 de Julho de 2024


Mato Grosso Quarta-feira, 28 de Junho de 2023, 08:56 - A | A

Quarta-feira, 28 de Junho de 2023, 08h:56 - A | A

Governo de MT lança prêmio que incentiva práticas inteligentes e sustentáveis nos municípios do Estado

Vencedores serão premiados com ações para acelerar o desenvolvimento dos projetos inscritos

Da Redação

O Governo de Mato Grosso lançou nesta terça-feira (27.06) o Prêmio Cidades Inovadoras, que tem o objetivo incentivar práticas inteligentes e sustentáveis na administração pública municipal. Os municípios vencedores receberão assessoria de uma equipe multidisciplinar para acelerar o processo de desenvolvimento das ações. Além do lançamento, também foi feita a abertura oficial do encontro Cidades Inovadoras, que segue até esta quarta-feira (28). A cerimônia aconteceu no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

Para o governador Mauro Mendes, a realização do prêmio e também do encontro Cidades Inovadoras é uma possibilidade para que gestores dos municípios possam refletir sobre meios de desenvolver as cidades. Ainda segundo Mendes, a eficiência é um dos caminhos possíveis para um pensamento inovador na administração pública. 

“O desafio das cidades inteligentes é fazer a tecnologia trabalhar a nosso favor. Esse desafio é grande, mas acredito que é possível. Espero que todas as conversas e debates desse evento possam ajudar a todos a refletir, cada um no seu papel e contribuição. E ao final nós possamos dar resultados que possam caminhar nessa direção do presente e do futuro”, declarou o governador. 

Já o secretário Allan Kardec, afirmou que a iniciativa, inédita no Estado, vai proporcionar aos gestores um diagnóstico completo das ações inovadoras desenvolvidas pelos municípios. De acordo com Allan, a Seciteci será responsável por uma busca ativa para garantir a participação de todos os 141 municípios. 

“Essa é uma iniciativa inédita para o Estado de Mato Grosso. Nós faremos busca ativa com todos os prefeitos para que possam participar. Num segundo momento vamos fazer um diagnóstico sobre como o município tem desenvolvido suas ações no campo da inovação, então cada gestor vai poder acompanhar esse diagnóstico, que vai passar por áreas como a economia”, comentou o secretário. 

Conforme o edital do prêmio, organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), serão consideradas três categorias, que variam de acordo com o número de habitantes de cada município: até 10 mil habitantes, de 10 a 20 mil habitantes e acima de 20 mil habitantes. 

Os gestores podem inscrever apenas os projetos e ações desenvolvidos nos últimos 24 meses. A avaliação de cada município será estruturada de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Serão avaliados inovação na prestação de serviços, ambiente propício para negócios, além da qualidade de vida para a população. 

Os vencedores das categorias irão receber uma série de benefícios, como: capacitação sobre inovação na gestão pública; consultoria de projetos para compor um Plano de Desenvolvimento Inteligente; imersão no Smart City Curitiba; além do acompanhamento regular de uma equipe multidisciplinar da Seciteci. 

Conexões Inovadoras 

Chegando em sua terceira edição, o encontro Cidades Inovadoras vai proporcionar a união de possibilidades para que gestores municipais implementem ações inovadoras na administração pública. Para isso, o evento, que é realizado no Teatro Zulmira Canavarros, conta com uma programação de painéis sobre inovação e gestão, oficina abordando os caminhos para criação de planejamentos e rodadas de negócios com empresas que desenvolvem soluções nas áreas de mobilidade, saúde, gestão pública e outros.

Representando todos os gestores municipais presentes, o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, falou sobre a importância do apoio a práticas inovadoras. Compondo um dos painéis do evento, Alexandre destacou o espaço da tecnologia e sustentabilidade nas diretrizes dos municípios de Mato Grosso. 

“Campo Verde é um município relativamente novo e temos que construir nossa diretriz pautada em questões que passam pela tecnologia e inovação. Não podemos nos distanciar de todo o aparato das práticas inovadoras e da sustentabilidade, então esse evento vem muito a calhar. É um momento muito importante para esse debate”, declarou o prefeito.

O evento segue até esta quarta-feira (28), contando com a participação de palestrantes como o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ergon Cugler, e a co-fundadora do programa de desenvolvimento da gestão municipal “Prefeitos do Futuro”, Sol Brasil.

Já no no hall do teatro, 14 empresas seguem expondo soluções inovadoras que estão sendo desenvolvidas para atender os desafios da gestão pública. Os participantes que ainda não se inscreveram podem realizar sua inscrição diretamente no setor de credenciamento do evento.

Também participaram do evento o senador Wellington Fagundes, o deputado estadual Diego Guimarães, os prefeitos Miguel Vaz, Leonardo Bortolin e Érico Stevan. Representando as instituições de ensino pesquisa estavam presentes, como o diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), Jeferson Cheriegate, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Evandro Silva e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá.

 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros