O Corpo de Bombeiros Militar em Juína, Mato Grosso, através da 14ªCia, iniciou operação visando localizar Franklei Mesquita de Souza, conhecido como Japão, que desapareceu numa região de mata fechada, a cerca de 100 quilômetros, sentido Vilhena, onde estava trabalhando com outro coleta de trabalho. O último contato entre ambos aconteceu na sexta-feira (07.02).
Segundo o solicitante, que informou o desaparecimento, neste dia ele retornou à Juína, deixando Franklei, que tem em torno de 29 anos, no local. Ao voltar, nesta quinta-feira, 13, como não o encontrou, depois de buscas na região resolveu informar o desaparecimento ao Corpo de Bombeiros, que deu inicio as ações preliminares de preparação para as buscas nesta sexta.
Em entrevista, o Major BM Reis, comandante da 14ª CIBM, informou o “modus operandis”, nestes casos, que inclui a elaboração de Boletim de Ocorrência e o encaminhamento das informações a Polícia Judiaria Civil. A logística da corporação incluiu a formação da equipe, que já se deslocou para o local, com a inclusão de cães farejadores e o uso de drones com câmeras termais e voos aereos.
Ele chama a atenção para as dificuldades da operação, considerando que o local é de difícil acesso, com 15 quilômetros inacessíveis através de veículos motorizados, o que implica em caminhada e o fato de já ter transcorrido praticamente uma semana. Destaca também que somente após avaliação preliminar a equipe de busca poderá avaliar e informar se o local do desaparecimento está situado em área indígena.