O Comandante da Polícia Militar de Aripuanã, Major Richard, confirmou neste sábado, 15, a apreensão de cerca de 46 fardos totalizando uma tonelada e meia de cocaína numa área rural do município de Juruena, a 160 km de Juína.
De acordo com ele, denúncias anônimas começaram a chegar ao conhecimento das forças de segurança sobre movimento atípico de aeronave e veículos na região, levantando suspeitas.
De imediato um trabalho de investigação começou a ser realizado e neste sábado, forças integradas do Oitavo Comando Regional, com guarnições de Juruena, Aripuanã, e Força Tática do 8º CR, sediado em Juína, Gefron, BOPE e Polícia Federal, lograram êxito ao se deslocarem para o local.
Num primeiro momento, segundo ele, se percebeu o rastro de uma aeronave, um galão de AVGAS, usado para gasolina de aeronave, e o rastro de um veículo, seguindo numa região de matas. Depois de algumas horas de rastreamento, numa invernada, 45 fardos de cocaína foram encontrados, sem indício de qualquer suspeito nas proximidades.
A apreensão, segunda em menos de um mês, representa mais um duro golpe para o narcotráfico pois em números são cerca de mil e quinhentos quilos, ou uma tonelada e meio apenas na apreensão deste sábado, avaliados em cerca de R$ 100 milhões. No último dia 26 de janeiro novamente as forças de segurança apreenderam cerca de 500 kg de cocaína em Guariba, distrito de Colniza.
Em entrevista ao Juína News, o major Richard lembrou que o êxito da operação se deve ao trabalho de várias agências. Além das já citadas referenciou a Polícia Civil e o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), em ações planejadas pela Operação “Tolerância Zero” das forças de segurança do Estado de Mato Grosso.
Ele chama a atenção para o fato da região noroeste ser uma rota do narcotráfico, devido à proximidade com o Estado de Rondônia e a Bolívia, o que explica o aumento de incursões das forças de segurança, com prejuízo significativo para o crime organizado. E avisa que a Operação vai continuar.
O material foi recolhido e está sendo encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Cuiabá, para demais providências que o caso requer.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews