Para chegar a esse resultado, a direção da penitenciária implantou uma série de medidas de segurança, reforçadas a partir do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas.

No dia 18 de março, policiais penais apreenderam, nos arredores da penitenciária de Rondonópolis, mochilas com dezenas de materiais, entre eles quatro drones, 29 baterias de drones, controles, 28 celulares, 18 carregadores completos, fones de ouvido, três garrafas com bebida alcoólica e barras de Durepox. O material foi deixado por dois suspeitos em uma área de mata perto da penitenciária e fugiram assim que viram a aproximação dos policiais.

O diretor da penitenciária de Rondonópolis, Ailton Ferreira, reforçou que as ações de vigilância e segurança na segunda maior unidade prisional do Estado evitaram que centenas de celulares levados por drones acabassem nas mãos de presos. “Na apreensão em que localizamos quatro drones, o prejuízo causado à criminalidade foi estimado em aproximadamente meio milhão de reais”, apontou o diretor.