Faltando menos de 30 dias para as eleições 2022 a justiça eleitoral já se antecipa para a data e as urnas eletrônicas, depositarias e guardiães do voto, já chegam as diversas zonas eleitorais pelo país.
Na 35ª Zona Eleitoral, que inclui os municípios de Juína e Castanheira/MT, 147 urnas eletrônicas foram recepcionadas e aguardam o ato de zerésima, procedimento que confirma a integridade das urnas. “O procedimento será dia 21 de setembro, convidar a toda a população que quiser verificar como funciona o processo de carga e lacre das urnas que serão preparadas para serem distribuídas para o dia das eleições”, destacou Waldomiro Ormond, chefe do cartório eleitoral.
Segundo Waldomiro, Juína terá 110 locais de votação e envolverá aproximadamente 1000 profissionais, incluindo policiais, mesários voluntários, coordenadores, juízes, promotoria, assistentes, além de outros ligados direta ou indiretamente ao processo eleitoral, tanto para assegurar agilidade nas votações quanto a segurança e fiscalização.
Horário de votação
Atenção eleitores de Mato Grosso! Nas Eleições Gerais deste ano o horário de votação será das 7h às 16h. A mudança se dá por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pela uniformização do horário de votação em todo o país, tomando como base o horário do Distrito Federal (Brasília).
A uniformização nacional do horário de votação foi aprovada de maneira unânime em dezembro de 2021 pelo pleno do TSE.
Além de Mato Grosso, eleitores do Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima e Pará terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews