Só depende da sanção do prefeito Paulo Veronese para que o Centro de Testagem e Aconselhamento de Juína, o CTA, seja denominado, doravante, Centro de Testagem e Aconselhamento Antônio Damião da Cruz.
A matéria, na forma de projeto de lei do legislativo, de autoria da vereadora Luiza Monteiro Boer, foi aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira, 26, da Câmara Municipal, numa sessão que contou com a presença de amigos e familiares do homenageado com os termos do Projeto de Lei nº 39, de 2 de outubro de 2023.
Antônio Damião Cruz faleceu no dia 07 de abril de 2021, vitimado pela dengue, num momento em que fazia tratamento de quimioterapia, na capital do Estado, em decorrência de câncer na tireoide.
No dia anterior, ele vivenciou um momento dramático, quando, ao passar mal, procurou a UPA 24 horas, constatando-se que estava com dengue. Imediatamente transferido para uma UTI, não resistiu, vindo a óbito na madrugada de 07 de abril.
Enfermeiro no Ambulatório de Atenção Especializada Regionalizada em Hanseníase e Assistência Social da Casa da Saúde Indígena (CASAI), atuava na linha de frente da prevenção da doença na região. Seu legado até o hoje é lembrado entre os profissionais e pacientes.
Na época de seu falecimento, familiares e amigos se mobilizavam para as etapas seguintes de seu tratamento de câncer. Ele já vivia o drama de não poder falar, em consequência das sequelas da quimio em sua garganta.
Sua morte causou grande tristeza à comunidade, com vários registros de saudade e solidariedade a amigos e familiares nas redes sociais. A homenagem, que precisa ser referendada pelo executivo, recebeu apoio unânime do legislativo.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews