Com as eleições marcadas para o dia 6 de outubro, o cartório da 35ª zona eleitoral de Juína, ao Noroeste de Mato Grosso, sob a coordenação de Waldomiro Ormond, intensifica os preparativos para garantir a segurança e a transparência do processo.
A juíza eleitoral, Dra. Raiane Santos Arteman Dall'Acqua, responsável pelo processo eleitoral, explicou que a carga e o lacre das 126 urnas que serão distribuídas em Juína e Castanheira já estão sendo realizados. "Esse procedimento garante a inviolabilidade das urnas até o dia da votação. Todo o processo é público, e convidamos eleitores e representantes dos partidos a acompanharem", destacou.
Além disso, a logística de entrega das urnas começará na próxima semana, com o transporte das mesmas aos locais de votação. Em áreas indígenas e de difícil acesso, o Exército estará responsável por garantir a entrega segura das urnas na madrugada anterior ao pleito.
Waldomiro Ormond lembrou que os mesários convocados que não comparecerem sem justificativa prévia estão sujeitos a multas. “Aqueles que não apresentarem justificativa idônea e faltarem ao serviço eleitoral serão penalizados. Contamos com a colaboração de todos para o bom andamento das eleições”, enfatizou.
Uma ação que será rigidamente fiscalizada é o "derrame" de materiais de campanha nos locais de votação. Segundo a Drª Raiane, essa prática — que consiste em descartar material gráfico de campanha nas vésperas da eleição — não será tolerada. "Além de ser uma atitude repudiável do ponto de vista ambiental, qualquer pessoa flagrada fazendo isso será responsabilizada legalmente", alertou.
Apesar de Juína ter alcançado cerca de 70% de eleitores cadastrados com biometria, Waldomiro esclareceu que o cadastro biométrico ainda não é obrigatório na cidade. "Os eleitores que não fizeram biometria poderão votar normalmente, desde que apresentem um documento oficial com foto", explicou.
Rotas de ônibus foram organizadas para facilitar o deslocamento de eleitores em áreas rurais. Waldomiro informou que as rotas já foram divulgadas, inclusive em grupos de WhatsApp dos partidos, e que os eleitores que tiverem dúvidas podem consultar o cartório.
A juíza Raiane Santos reforçou a importância da participação popular e garantiu que o cartório está aberto para que qualquer cidadão ou representante de partido acompanhe os preparativos. "É a festa da democracia, e todos são bem-vindos para verificar a segurança das urnas e garantir a transparência do processo", afirmou.
Com todos os preparativos sendo finalizados, as eleições prometem ser organizadas e transparentes, assegurando o direito ao voto de todos os eleitores da região.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews