Diante dos números de notificações e confirmações de casos de dengue na cidade de Juína, em Mato Grosso, colaboradores da Cooperativa Sicredi, em parceria com o poder público participaram neste sábado, dia 04 de março, do “Bota Fora” que é um arrastão pelo bairro Módulo 05, que tem como finalidade visitar as residências e combater os focos e criadouros do mosquito da dengue. O ponto de partida e concentração para receber orientações foi na praça do bairro Módulo – 05, às 7h da manhã.
O gerente da agência Sicredi do centro da cidade, Charles Santos, falou sobre a preocupação da cooperativa diante do aumento de casos de dengue que vem atingindo os munícipes, e uma ação foi pensada juntamente com a secretaria de saúde, vigilância sanitária, empresários e voluntários que se uniram para fazer um dia “D” de combate à dengue, com visita nas residências do bairro Módulo 05, onde foram registrados os maiores índices de casos da doença, e através das visitas que serão acompanhadas por um Agente Comunitário de Endemias (A.C.E), o objetivo é fiscalizar e orientar os moradores para que se previnam e evitem águas paradas em vasos, e outros recipientes que possam servir de criatório ao mosquito transmissor da dengue.
Para a colaboradora do Sicredi, Larissa Dassow Pacheco, a ação é de responsabilidade de todos, e a sociedade precisa de mais pessoas voluntários em prol dos serviços sociais que são benéficos para a comunidade. As equipes foram divididas para visitas em setores do bairro e teve apoio logístico de veículos tanto da prefeitura quanto dos próprios voluntários.
Durante entrevista, a secretária de saúde, Marcela Américo Ortolan, disse estar bastante satisfeita em obter o apoio do Sicredi e da comunidade de forma geral que tem abraçado a causa, e com a ajuda de todos, a secretária disse acreditar que em pouco tempo a redução do número de casos vai ser perceptível, mediante aos grandes números que foram registrados nos últimos dias, com várias internações de pacientes tanto na rede pública, quanto no particular.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Paulo José Santana, destacou que após pedir licença aos moradores, adentrarão nos quintais e farão um trabalho de fiscalização e orientação sempre em parceria com os moradores que receberão sacos de coleta de lixo para recolher vasilhames e outros lixos que possam servir de criadouro ao mosquito.
Também participaram da ação os vereadores Deley Da Palmiteira, e Luiza Boer, que agradeceu e parabenizou o Sicredi e a secretaria de saúde pela iniciativa que com certeza será de grande importância para o combate da doença, sempre contando com a colaboração da comunidade.
Após contrair Covid-19 e Dengue, dona Angelina Moreira tem ficado atenta com seu quintal que hoje recebeu a visita dos agentes e voluntários e que por sinal estava tudo limpinho. Ela disse que a ação é bem-vinda, e poderia ter iniciado ainda no início do período chuvoso, porém, segundo a moradora, o problema se agrava mediante a vários quintais vazios, necessitando de mais ações por parte da SINFRA e da Vigilância Sanitária, que devem agir com mais frequência e de forma punitiva, pois se cada um fizer sua parte, todos saem ganhando.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews