Teve início no município de Juína a campanha da vacinação contra gripe, ou Influenza B H1N1. A campanha começou no sábado, dia 08, nas unidades de saúde do município (PSFs).
Até o momento foram vacinadas cerca de 1.148 pessoas vacinadas nos PSFs e no sistema Drive-Thru que aconteceu em frente a prefeitura municipal.
A campanha continua atendendo gestante, mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias e crianças menores de 06 anos de idade e trabalhadores da saúde, lembrando que as pessoas que não se vacinaram, poderão procurar os PSFs durante a semana no período da manhã, preferencialmente no horário das 09:00h as 10:30h, evitando dessa forma aglomerações com demais pessoas que vão até as unidades de saúde para realização de exames e consultas, levando em consideração que no período da tarde as unidades básicas estão com o atendimento voltados para pessoas com suspeita da Covid-19, ou que já foram diagnosticada e estão em tratamento, como explicou, Thais Bergamin Lima, coordenadora de atenção básica do município.
A coordenadora Thais Bergamin ressaltou que a campanha também atende os distritos de Filadélfia e Terra Roxa, com atendimento realizado todos os dias a fim abranger de forma geral todos os moradores dessas localidades.
Thais Bergamin lembrou que a vacina contra o vírus da gripe pode causar algumas reações adversas como dor de cabeça e dores no corpo, porém, sem evolução do quadro clínico, uma vez que eficácia da vacina é de combater o vírus.
Para receber a dose, é necessário que a pessoa não apresente sintomas de gripe no dia da vacinação, evitando causar transtornos devidos a algumas alterações existentes e semelhantes aos sintomas do Covid-19, e para que isso não ocorra é essencial as pessoas estejam gozando de uma boa saúde.