Juína/MT, 22 de Julho de 2024
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
aa9a80b34a620ff8aded7659831dc4b1.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

22 de Julho de 2024


Saúde Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023, 14:37 - A | A

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023, 14h:37 - A | A

Realidade presente

Dezembro Vermelho: CTA/SAE de Juína chama a atenção para prevenção e combate ao HIV/Aids

Ações serão realizadas durante o mês no município

Juína News

O vírus HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), permanece entre nós e não pode ser ignorado. A doença é uma realidade na sociedade e tem tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No polo de Juína, em Mato Grosso, 300 pessoas fazem tratamento do HIV, e em dois anos houveram registro de 48 óbitos e mais de 30 pacientes infelizmente abandonaram o tratamento.

No Dezembro Vermelho, dedicado à prevenção da infecção e do combate ao HIV/Aids, o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), em Juína, reforça ações para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento, além de buscar reduzir o preconceito e a discriminação às pessoas vivendo com HIV.

O médico infectologista Dr. Ademar Rodrigues de Oliveira Junior, concedeu entrevista para falar sobre as ações que iniciam dia 1 de dezembro na praça da Bíblia com testes rápidos.

A data serve para uma reflexão sobre para a prevenção com exames, pois se descoberto a tempo e o tratamento for realizado de forma correta, o portador consegue levar uma vida normal com o uso de medicamentos que atualmente oferece bastante eficácia, e o CTA/SAE de Juína oferece gratuitamente exames de testagem durante todos os dias da semana, sendo recomendável que toda pessoa pelo uma vez por ano, faça a testagem, explica Dr. Ademar.

Durante todo o mês de dezembro serão realizadas palestras, e um atendimento ainda mais enfatizado para o tema que vem sendo debatido o ano todo, e o CTA/SAE está preparado para atender as pessoas de toda região de segunda a quinta-feira das 07:00h as 11:00h e das 13:00h as 17:00h e na sexta-feira somente na parte da manhã.

Para as pessoas que testarem positivo para o HIV, um dos primeiros passos é procurar o CTA/SAE, para receber todo tipo de ajuda necessária, desde atendimento psicológico até encaminhamentos para a capital quando for o caso, afirmou Dr. Ademar Rodrigues.

Ele reforça que a conscientização e prevenção são os melhores caminhos, entretanto no caso das pessoas infectadas, os remédios são ofertados de forma gratuita e de fácil posologia, onde a dose máxima ministrada é de 02 comprimidos ao dia, desmistificando os medos e tabus sobre a doença que com evolução das pesquisas tornou-se uma patologia comum que está prestes a ter sua cura total descoberta.

Na matéria seguinte a enfermeira do CTA/SAE Mayra explica como os pacientes são recebidos e acompanhados quando recebem o resultado de soro positivo.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros