Acontecerá no próximo sábado, dia 21 de agosto, o dia “D” de vacinação contra o vírus da influenza B. O objetivo é de imunizar pessoas contra o vírus da gripe.
A secretária de saúde do município de Juína Marcela Américo Ortolan conversou com a imprensa e afirmou que todas as 11 unidades de saúde básicas (UBSs) dos bairros estarão abertas para receber pessoas que desejam se vacinar contra o vírus da gripe.
A secretária fez um alerta em relação aos casos de gripes que vem ocorrendo na cidade, sendo que recentemente 30 pessoas procuraram o centro de triagem da Covid-19 e apenas 05 testaram positivo para a doença, e os demais eram casos de gripe que tem os mesmos sintomas característicos da Covid-19.
Podem receber a dose da vacina, pessoas de 06 meses de idade em diante, não havendo um limite máximo de idade, onde a demanda espontânea deverá atender a todos que procurarem as UBS para se vacinar, exceto pessoas que tiveram Covid recentemente e as que tomaram vacina a poucos dias deverão aguardar um prazo mínimo de 15 dias sem preocupação, pois a vacina vai estar disponível nos postos de saúde durante todo o tempo da campanha de vacinação.
O dia “D” será uma oportunidade para as pessoas que trabalham e não tem tempo de procurar uma unidade de saúde durante a semana, pontuou a secretária de saúde que ainda a vacinação nas unidades também facilitará o acesso dos moradores que poderão procurar a unidade mais próxima de sua casa.
Marcela lembrou que nos últimos tempos a atenção tem sido voltada quase que totalmente para os casos de Covid-19, entretanto, a secretária ressaltou que a gripe é sim uma doença perigosa que pode até mesmo levar a óbito, e convidou todas as pessoas para aderir a campanha de vacinação para que futuramente a gripe também seja erradicada como outras doenças do passado, tendo como exemplo o sarampo, a poliomielite, que graças as vacinas foram eliminadas.
A campanha da vacinação da influenza B, iniciou-se com a imunização das classes de risco, idosos, gestantes, portadores de comorbidades crônicas e outros. Entretanto toda população que procurar as unidades em busca da vacina e não havendo nenhum agravo no quadro de saúde, serão imunizadas.