O Centro de Apoio Psíquico Social (CAPS) da cidade de Juína, está há vários dias sem médico psiquiatra. Algumas pessoas entraram em contado com a nossa redação relatando o problema e pediram uma resposta do poder público nesse sentido.
O site Juína News entrevistou a secretária de saúde Marcela Américo Ortolan, que explicou que o CAPS é uma referência em saúde mental composta por uma equipe de profissionais assistente social, enfermeiros, técnico em enfermagem, psicólogos e médicos, e disse que recentemente o médico que atendia na unidade se mudou para outra cidade, porém, já estão sendo realizadas articulações junto a empresa responsável pela contratação de um novo médico para compor o quadro de profissionais do Centro de Apoio Psíquico Social.
A secretaria explica que alguns casos de saúde mental podem ser atendidos nas unidades de atenção básicas, como também na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas que darão suporte para os pacientes que já vinham realizando tratamentos anteriormente, sendo que muitos desses casos já eram tratados nas UBSs através de uma integração do profissional da unidade e o psiquiatra, apenas casos de alta complexidade que se tratava no CAPS.
Segundo Marcela, pacientes continuarão sendo atendidos pelo sistema de atenção básica, e acredita que em breve um novo profissional psiquiatra venha a ser contratado para trabalhar 40 horas e dessa forma dar continuidade ao tratamento de centenas de pacientes existentes no município, sendo feito um novo agendamento de acordo com a necessidade de casos de cada paciente.
Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews