Juína/MT, 20 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
82207b4fdc4a0b0d602c79819ab3e1db.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

20 de Maio de 2025

Juína Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 12:49 - A | A

Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 12h:49 - A | A

Lar provisório

CREAS de Juína busca famílias para projeto de acolhimento

Juína News

O CREAS de Juína, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, está com inscrições abertas para o programa “Família Acolhedora”, uma iniciativa que oferece proteção e cuidado a crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem. A modalidade, prevista nas normativas municipais desde 2015 e amparada pelo Estatuto da Criança e do

Adolescente (ECA), busca garantir o desenvolvimento integral dos acolhidos em um ambiente familiar seguro e afetuoso.

Segundo Ana Paula Miranda, coordenadora do CREAS, o objetivo é evitar que esses jovens sejam encaminhados a abrigos, como o Lar da Criança, quando há a possibilidade de serem recebidos por famílias voluntárias. “É um chamamento para quem tem espaço em casa e no coração para oferecer carinho e proteção. Essas famílias serão capacitadas e acompanhadas pela nossa equipe”, explica.

O programa, no entanto, não se confunde com adoção. “É um acolhimento provisório. As famílias cadastradas no banco de adoção não podem participar, justamente para não gerar expectativas”, reforça Ana Paula. Durante o período de acolhimento, as famílias recebem auxílio financeiro do município e suporte técnico, incluindo acompanhamento psicológico e social.

Como participar?

Os interessados devem procurar o CREAS para se cadastrarem e atender a requisitos como antecedentes criminais limpos e concordância de todos os membros da família. “Não é um processo burocrático impossível. Pedimos apenas que as famílias sintam verdadeiramente o chamado para cuidar”, destaca a coordenadora.

Atualmente, Juína possui várias crianças em situação de vulnerabilidade que poderiam ser beneficiadas pelo programa. “O acolhimento familiar traz mais qualidade de vida e menos impacto emocional para elas. Os resultados desse trabalho vão durar para sempre em suas vidas”, emociona-se Ana Paula.

Para saber mais, os interessados podem visitar o CREAS, ao lado da feira municipal, agendar um encontro. “Venham tomar um café conosco, conhecer esse projeto tão bonito e entender como é importante fazer parte dessa rede de amor”, convida. 

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros