Juína/MT, 28 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png youtube001.png
8ee771c50ec8f3819d8a63b50d53da4f.png
https://cdn.juinanews.com.br/storage/webdisco/2023/07/07/original/6752654577c6b33b1b62a50f637045f0.png
00:00:00

28 de Maio de 2025

Juína Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 11:54 - A | A

Segunda-feira, 26 de Maio de 2025, 11h:54 - A | A

Diversas contaminação

DAES se manifesta e orienta usuários após reclamações sobre cor da água em Juína

Juína News

No último final de semana, alguns moradores de Juína relataram problemas com a coloração da água fornecida em suas residências. O diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAES), Eduardo Rodrigues da Silva, explicou os possíveis motivos para o ocorrido, incluindo fatores externos e responsabilidades do próprio órgão.

Segundo Silva, o período de verão e as obras de manutenção realizadas pela Prefeitura nas estradas e bairros podem causar rompimentos em adutoras, levando à contaminação da rede. "Na sexta-feira à noite, houve um rompimento no Módulo 06, onde um usuário, ao retirar uma árvore, danificou a rede. Quando isso acontece, precisamos desligar o sistema para reparos, e a contaminação pode se espalhar", afirmou.

O diretor também destacou que a falta de manutenção dos reservatórios particulares pelos moradores pode agravar o problema. "Muitas vezes, as pessoas esquecem de limpar suas caixas d'água, acumulando resíduos que contaminam a água quando há retorno do abastecimento", explicou. No entanto, ele admitiu que falhas do DAES também podem ocorrer. "Quando há reclamações, fazemos vistorias e coletamos amostras para análise, verificando turbidez e pH, conforme exige a legislação", disse.

Silva ressaltou que os usuários devem armazenar água em reservatórios próprios, conforme determina a lei municipal. "Um morador que pega água diretamente da rede reclamou, mas isso não é permitido. O DAES é responsável por levar a água até o cavalete, e qualquer problema interno na residência é de responsabilidade do usuário", esclareceu.

O DAES orienta que os moradores que enfrentaram problemas entrem em contato com o departamento para que as devidas verificações sejam realizadas. "Estamos trabalhando para normalizar o abastecimento e garantir água de qualidade para todos", finalizou o diretor.

Siga o Juína News nas redes sociais facebook/juinanews e no Instagram clicando aqui @juinanews

 

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros